Veja a posição do servo diante da luta.
Texto Bíblico: 2 Crônicas 20.1-4,12-22

Este capítulo explica como o Senhor garante a vitória àqueles que confiam Nele. Josafá estava enfrentando a pior ameaça externa do seu reinado. Veio alguns homens dar esta notícia a Josafá: ”... vem contra ti uma grande multidão...” (v.2) de moabitas, amonitas e outras tribos da região da Síria estão tramando a derrota de Judá. O exército do inimigo era muito grande, e por conta disto Josafá humilhou-se diante do Senhor. O resultado foi a maior vitória jamais experimentada por ele. A promessa do Senhor, dada através do profeta Jaaziel, serviu de conforto para Josafá, e também serve para crentes que enfrentam situações difíceis: “… Não temas, nem vos assusteis… pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15b).

No entanto, vemos aqui três atitudes que colocaram o povo na posição em que Deus os abençoou:
Primeira: - Jejum. (v.3) “... apregoou jejum em todo o Judá.”.
Ø  O jejum foi o primeiro passo para a vitória que Judá experimentou. Este foi um jejum anunciado, de que participou toda a nação.
Ø  O jejum é simplesmente uma urgência em momentos de necessidades especiais.
Segunda: - A Oração. (vv.4-7) “E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor. Jeosafá pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do átrio novo, e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir. Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?”.
Ø  A oração foi o segundo passo para vitória de Judá.
Ø  Provavelmente a oração de Josafá foi baseada na promessa de: (7.14_ - “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.
Ø  O v.12 mostra momentos de desespero: “Porque em nós não há força… e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.”.
Ø  O cristão diz: Senhor, não sei o que fazer, mas sei que posso contar com a tua ajuda.
Ø  E o Senhor diz: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça”. (Is 41.10).
Terceira: - O Louvor.  “E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta” (v.19).
Ø  O louvor foi o terceiro passo que revelaram a milagrosa vitória de Judá. (A palavra Judá significa “louvor”).
Ø  E, quando começaram a cantar com júbilo e louvor a Deus, os seus inimigos foram desbaratados. “E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados” (v.22)
O louvor gera vitória: A vitória veio de uma forma estranha, mas poderosa. Os levitas ficaram de pé e louvaram “o Senhor, Deus de Israel, com voz muito alta.” (v.19).
Ø  O resultado deste poderoso louvor foi uma vitória completa!
Ø  O (Sal 22.3) diz: “Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores...”
Ø  Deus é entronizado entre os louvores do seu povo, e diz:
“… Não temais, nem vos assusteis… Pois a peleja não é vossa, senão de Deus.” (v.15).
Ø  Em (1 Cron. 16:34) diz assim: “… Louvai ao Senhor, porque é bom porque a sua benignidade dura para sempre.” (1 Cron. 16:34).

Quando louvamos ao Senhor, Ele reina entre o povo e faz grandes coisas.