Gratidão, o tesouro dos humildes.
Salmos 116:12: “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios que me tem feito?”.
Foi aproximadamente no ano de 1629, que um grupo de 400 homens, chamados de puritanos,  embarcaram em um navio e viajaram em busca do Novo Mundo, da América.
Eles fretaram o navio, venderam todos os seus bens, e, junto com as suas famílias, partiram rumo a América para fundar uma colônia a que chamariam Nova Inglaterra.
O objetivo era encontrar um lugar em que pudessem viver em liberdade, mas firmados em um compromisso com a Palavra de Deus.
Os primeiros pioneiros puritanos morreram devorados por lobos e castigados pelo inverno (tempo frio e chuvoso). Porem, eles estabeleceram as primeiras bases da nação que hoje é conhecida como Estados Unidos da América.
Ao recolherem os primeiros frutos daquilo que plantaram, os puritanos e suas famílias promoveram uma cerimônia que é conhecida até hoje como “o dia de ações de graças”. Uma manifestação de reconhecimento público de que tudo que eles receberam vinha de Deus a quem deveriam ser gratos.
Nesta história dos puritanos algo me chama atenção. 
Eles poderiam ter criado um dia para lembrarem-se dos que haviam morrido, ou para lembrarem-se dos sofrimentos e lutas que enfrentaram para chegarem aos Estados Unidos.
Mas, em vez de exaltar seus mártires ou as dificuldades que enfrentaram durante a viagem, criaram um dia para expressar sua “gratidão a Deus” por todas as bênçãos recebidas. - E assim nasceu a Nação mais forte do mundo, os Estados Unidos da América - EUA

I – MAS, O QUE É GRATIDÃO?
O dicionário diz que é o reconhecimento por um benefício que se recebeu; qualidade de quem é grato.

II – Vamos ver alguns exemplos de gratidão: Vieram ao encontro de Jesus dez leprosos em Lucas 17:12-19. 
1 - A lepra era uma doença amaldiçoada naqueles dias.
Um leproso era excluído do convívio com as pessoas. Eles eram expulsos da cidade e passavam a morar em lugares isolados das pessoas sadias.
2 – Eles foram ao encontro de Jesus, e alguns entre eles gritavam: “Mestre, tem misericórdia de nós!”. (v.13)
3 - Aos gritos eles imploravam para que Jesus tivesse compaixão da condição deles.
4 - Jesus lhes fala apenas uma frase: “Vão até os sacerdotes e mostrai-vos a eles”. (v.14)

III - E quando viajavam até o lugar onde estavam os sacerdotes receberam a cura.
1 – Mesmo distante do lugar onde Cristo estava um daqueles leprosos resolver voltar ao encontro de Jesus para agradecer pela cura.
2 - Daqueles dez leprosos apenas um voltou para agradecer o milagre que havia recebido.

IV - Jesus então, pergunta pelos nove que também foram curados: “Onde estão os nove?”. – (v.17)
1 - Os outros nove souberam receber, mas não souberam agradecer.
2 - Tem gente que é assim! - Sabe receber, e não sabe agradecer!
3 - É importante saber agradecer!
4 - Jesus perguntou por aqueles que não souberam agradecer e elogiou a atitude daquele que voltou para agradecer.

I – Outro exemplo de quem sabe agradecer: (Lucas 7:36-38)
Jesus estava na casa de um fariseu chamado Simão. E de repente entrou ali uma pecadora e faz algo que chama a atenção de todos.
Ela lavou os pés de Jesus com suas lagrimas, enxugou com seus cabelos, e os ungiu com um perfume caríssimo que provavelmente tinha comprado com o pouco dinheiro que tinha.
Naquela sala muitos reprovaram sua atitude.

II - O que motiva um leproso voltar para agradecer e uma pecadora gastar todo o seu dinheiro com um perfume caro para também agradecer?
1 - O que os dois têm em comum? 
2 - Um coração profundamente grato.

III - É a gratidão que fez aquele leproso fazer uma longa viagem de volta para agradecer ao Senhor Jesus e adorá-lo.

IV - É a gratidão que faz uma pecadora se prostrar aos pés de Jesus, lavar seus cabelos com suas lágrimas, seca-los com seus cabelos e ungir os pés de Cristo com o mais caro perfume.
1 – Muitos precisam aprender a agradecer!
2 – Muitos não agradecem a Cristo, e nem aos seus pais!
3 – Quando você agradeceu a Deus por tudo o que Ele faz por você?
4 – Quando você agradeceu aos seus pais por tudo o que eles fazem por você?

V - Há uma frase do apostolo Paulo que eu gosto: “Em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Ts 5:18).
Examinando o significado da palavra “tudo”, entendemos que Paulo esta dizendo “em todas as circunstâncias” sejam boas ou não, prazeirosas ou não, precisamos agradecer a Deus.
  
VI - Há quanto tempo não agradecemos a Deus? – Paulo disse: “Em tudo daí graças ...” (1 Tess. 5:18)  
1 – Muitos são ingratos ao Senhor Jesus e aos seus próprios pais!
2 – Muitos recebem muito e agradecem pouco!  

MAS, COMO AGRADECER?
Com seus dons! – Com o ministério que você recebeu! – Com seu tempo! – Com seu dízimo! – Com sua oferta! – Com suas primícias!
Povo de Deus, precisamos agradecer ao Senhor Jesus com generosidade, ofertando o nosso melhor à obra Dele!
Rev. Sotel Barros Lima