“A mente de Cristo.”
Texto de referência: Filipenses 1:27-30
Filipos era uma colônia do Império Romano. Os habitantes respeitavam as leis de Roma, pagando impostos a Cesar.

I – Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo,...” (v.27) – Paulo estava dizendo para eles viverem como “cidadãos” de sua cidade capital: “O Céu”
1º - Uma pessoa tem que manter um certo perfil!
2º - Como o resto do mundo saberia se os filipenses eram romanos? – Eles viviam como romanos!
3º - Como o mundo saberia que eles eram cidadãos do céu?
Eles teriam que viver como santos em união e amor!

II – Podemos viver assim; tendo a mente de Cristo: (Fil. 2:5-11) – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.”

(1Cor. 2:16) – “Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.”
1º - Jesus desceu do céu e serviu aos homens.
2º - Então, nós também podemos descer do orgulho, da vaidade... etc e servir aos outros!

III – Vários exemplos:
1º - Paulo estava feliz: (Fil.2:17-18) – “E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo.”
2º - Para pregar a Palavra de Deus aos filipenses, Paulo enviou Timóteo, um homem de Deus: (Fil. 2:19-21) – “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios. Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente cuide do vosso estado;”

IV - Paulo disse para eles aquilo que nós precisamos ouvir: (Fil. 2:12-16) – “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.”

Quando obedecemos ao Senhor Jesus fielmente, Ele trabalha em nós para a nossa salvação!

Que Deus ajude a todos nós, para sermos um exemplo como cristão!
                                   
 Rev. Sotel Barros Lima