O bote da serpente.
Texto de referência: Gênesis 3:1-15

Após o Senhor Deus abençoar a união do primeiro casal, Satanás fez uma visita para eles. Satanás não tem poder para transformar a si mesmo em serpente. Ele é um anjo e sempre será, embora agora seja um anjo caído. A serpente foi usada como um brinquedo nas mãos de Satanás. De outra maneira, seria injusto da parte de Deus amaldiçoa-la.

I – Veja como foi o bote da serpente:
1 – Ela usou um disfarce: – (v.1) “Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. ...”
2 – Ela colocou uma dúvida na mente de Eva: – v.1”... E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”
3 – A serpente mudou o sentido da Palavra de Deus: – (v.1) ”... Não comereis de toda árvore do jardim?”
4 – Ela acusou Deus de mentiroso: – (v.4) “Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis”.
5 – Colocou Eva em um pedestal de glória: (v.5) “...E sereis como Deus,...”
Mas, Deus já havia criado o ser humano igual a ele.

II – Veja o oportunismo da serpente:
1 – Eva estava no lugar errado. – (v.6) “Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu”.
1 – Olhou...
2 – Cobiçou...
3 – Desejou...
4 – Comeu e deu também ao eu marido...
Eva deveria ficar longe desta árvore.
Ela deveria estar na presença de Deus.
2 – Eva estava falando com a pessoa errada. – (v.1) “Ora, a serpente... disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”
3 – Eva estava usando a Palavra de Deus de modo errado. - . – (v.2-3) – “Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”.

III – Veja as consequências do veneno da serpente.
1 – Vergonha. – (v.7) – “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais”.
2 – O casal ficou com medo de Deus. – (v.8) – “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus,...”
3 – Experimentaram a morte espiritual: . (V.3) – “mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”.

IV – O remédio de Deus contra o veneno da serpente: (v.15) – “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.
1 – Na cruz Satanás feriu o calcanhar de Cristo; mas no Milênio Satanás ficará 1000 anos preso.
2 – E depois Cristo esmagará a cabeça de Satanás por toda a eternidade: - (Rom. 16:20) – “E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés...”
3 – (v.21) – “E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu”.
Esta atitude de Deus representa aquilo que Jesus Cristo fez por nós na Cruz.
É o remédio para salvar você e eu do veneno da serpente.

Adão viveu 930 anos. Depois de Abel, Caim e Sete teve outros filhos. Conta-se que após Deus expulsar Adão e Eva do Édem e colocar um Anjo como guardião do jardim. Todos os dias Adão levava seus filhos até a entrada do jardim, e contava para eles como ele e sua esposa viveram ali dentro na presença de Deus, até serem expulsos. Dizia também para eles que um dia Jesus Cristo iria vir para levá-los de volta para dentro do jardim do Édem. Nós também precisamos esperar a volta do Senhor Jesus para nos levar ao jardim do Édem Celestial.
Rev. Sotel Barros Lima