Você está no deserto? - É ai que Cristo quer te abençoar!
Texto de referência: Deut. 29:1-9

Muitas vezes quando passamos por dificuldades no deserto da vida, esquecemo-nos do quanto o Senhor nos abençoou. Isto acontece porque não entendemos os propósitos de Deus para nossas vidas, mas a bíblia diz: E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. (Rom. 8:28)

Logo, quando saímos da prova, da crise, prosperamos e somos tentados a esquecer do Senhor, e passamos a encarar seu sucesso como sendo fruto de sua capacidade.
E não reconhecemos o poder de Deus sobre nossas vidas.
Em (Deut 8:11-18) o Senhor advertiu o povo de Israel para quando entrassem na terra prometida, e o Senhor os prosperasse não se esquecessem de que é o Senhor quem os abençoa.
O interessante é que mesmo estando no deserto Deus os abençoou grandemente:
Deserto simboliza dificuldades, provações, privações, lutas e crises que enfrentamos na nossa jornada de Fé.

Mas, mesmo no deserto Deus nos abençoa.
Vejamos as bênçãos:

I – No deserto Deus nos guia e nos orienta: E quarenta anos vos fez andar pelo deserto;...” (v.5).
Ø  Mesmo no deserto, em dificuldades Deus nos orienta através do seu Santo Espirito como andarmos em integridade e santidade. (Rom. 8:14) “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.

Ø  Muitas vezes quando o problema vem, ficamos atordoados e não sabemos que decisão tomar, é ai que devemos confiar no Senhor Jesus. (Isaias 48:17) – “Assim diz o SENHOR, o teu Redentor,... Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar”.

Ø  Jesus Cristo em nossa vida nos leva a um viver de vitorias.

II – No deserto Deus supri todas as nossas necessidades: “... não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé” (v.5).
Ø  Durante toda a caminhada do povo de Israel no deserto o Senhor supriu as necessidades deles.
Ø  Eles cresciam e as roupas e calçados cresciam juntos,  não envelheciam.
Ø  Chovia comida do céu, (Maná), saia agua da rocha, Deus cuidou deles no deserto.
Ø  No deserto precisamos deixar de lado as preocupações e exercitar a fé.
(Fil. 4:19) “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus”.
O apóstolo Paulo diz que havia passado por provações, e aprendeu o segredo do contentamento.
Ter pouco ou muito, mas sabendo que o Senhor supriu todas as suas necessidades.

III – No deserto o Senhor nos dá vitória sobre o inimigo: (v.7) “... saíram ao encontro, à peleja, e nós os ferimos;”.
Ø  Na caminhada do povo de Deus no deserto muitos inimigos lutaram contra eles, mas foram derrotados.
Ø  O Senhor disse a Josué: Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei”. (Josué 1:5)
Ø  Paulo escreveu: (Rom 8:31) “... Se Deus é por nós, quem será contra nós?” 

IV – No deserto Deus faz o seu povo prosperar: (v.8) –“Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes”. 
Ø  O Senhor os guiou e supriu suas necessidades, e ainda prosperou o seu povo.
Ø  Após vencerem os reis, ficaram com o despojo deles, ou seja, seus bens. 
Ø  Deus tira do ímpio e transfere para o Justo, é uma transferência de riquezas.
Ø  José passou por um grande deserto em sua vida, foi desprezado e vendido pelos próprios irmãos.
Ø  Mas mesmo neste deserto Deus o fez prosperar: (Gên.39:1-2) – “E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio”.
Ø  (Prov. 10:22) – “A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores”.

V – E quando saímos do deserto? - O que devemos fazer? -
(v.9) - “Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as...”.
Ø  A obediência produzirá bênçãos!
Ø  Deus queria que o povo entendesse qual era sua vontade.
Ø  Deus não queria que depois esquecessem e continuassem a viver da mesma forma, derrotados.
Ø  O Senhor exigiu que guardassem sua Palavra.  (v.9) – “... para que prospereis em tudo quanto fizerdes”.

Aplicação:

Vemos aqui que para estabelecer uma aliança com Deus, é necessário: - Guardar sua Palavra e cumpri-la.
O Deserto não é para sempre, logo termina.
E depois sairemos melhor do que quando entramos!
Veja o que diz em: (Isaias 32:15-17) – “... o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque. E o juízo habitará no deserto, e a justiça morará no campo fértil. E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre”.

Rev. Sotel Barros Lima