O orgulho e a arrogância não escuta a razão.
Texto de referência: 2 Reis 14: 8-14
O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação e soberba, sendo visto apenas então como uma emoção negativa: a arrogância.  Orgulho e a soberba é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa orgulhosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Amazias rei de Judá alimentava um orgulho pelo fato de ter vencido os edomitas: (v.10) “Na verdade feriste Edom, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso,...”


I – Amazias tentou fazer uma aliança com Jeoás: (v.8) – “Então Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, vejamo-nos face a face.”
II – Jeoás respondeu assim: (v.9) – “Mandou, porém, Jeoás, rei de Israel, dizer a Amazias, rei de Judá: O cardo que estava no Líbano mandou dizer ao cedro que estava no Líbano: Dá tua filha por mulher a meu filho. Mas uma fera que estava no Líbano passou e pisou o cardo.” –Jeoás diz na fábula que Amazias é como um cardo inútil, e demonstrando assim um profundo desprezo por ele.

III – Amazias estava todo orgulhoso e a soberba tomou conta de seu coração.
1º - O orgulho faz do ser humano um cego e surdo.
2º - Não vê mais o Espírito Santo e nem ao menos o ouve.
3º - Em Amazias foi cumprido o provérbio: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.” (Prov.16:18)
4º - Orgulho, arrogância e um espírito inquebrantável jamais ouvirão a razão, se não forem esmagados:

IV – Jeoás disse a Amazias: “Na verdade feriste Edom, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso, ...para caíres tu, e Judá contigo? - Amazias, porém, não o quis ouvir...” (v.10-11)

V – “E Jeoás, rei de Israel, aprisionou Amazias, rei de Judá, ... e, vindo a Jerusalém, rompeu o seu muro desde a porta de Efraim até a porta da esquina, quatrocentos côvados.” (v.13)
1º - O orgulho do rei Amazias caiu por terra.
2º - O rei Jeoás derrubou 180 metros do muro de Jerusalém.
3º - O objetivo de quebrar os muros de Jerusalém era deixar a cidade à mercê da misericórdia de Jeoás.

VI – “E tomou todo o ouro e a prata e todos os vasos que se achavam na casa do Senhor e nos tesouros da casa do rei, como também reféns, e voltou para Samaria.” (v.14)

Toda essa perda e sofrimento teriam sido evitados se um homem, o rei, não tivesse se exaltado em seu orgulho a ponto de perder a razão e se rebelar. Judá perdeu a guerra, a proteção do muro de Jerusalém, toda a prata e ouro, os utensílios do templo e todos os tesouros da casa do rei, sendo completamente humilhado perante seus inimigos. Veja só o que ele ganhou! – Levaram anos para recuperar o que fora perdido em poucas horas. Tudo por culpa do orgulho e do egoísmo.
Rev. Sotel Barros Lima